sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Não adianta só reclamar

Alunas/colaboradoras Marjorie Yuka (esquerda) e Tuany 
Stefanne (direita) auxiliam na pintura.

Nos dias 17 e 18 de janeiro de 2015 foi realizada uma ação envolvendo alunos, professores e colaboradores do Cursinho Comunitário Cora Coralina, no Bom Clima: uma reforma no espaço de uso comum, onde também é utilizado como sala de aula do projeto.


O espaço multiuso, que estava com quase todas suas janelas quebradas e as paredes muito sujas, descascadas e com sinais de bolor, recebeu novos vidros, nova pintura, instalação de ventiladores, pequenos consertos nos banheiros e limpeza geral, trazendo mais conforto e bem estar para os alunos e professores do cursinho. 

Da mesma forma, a comunidade pode se beneficiar de um espaço renovado, com uma estrutura simples mas que serve muito bem às demandas que se tem dele.


Luiz Rodrigues (eu) e Paulo André (ao fundo) fazendo a
colocação dos vidros nas janelas.

Porém, uma crítica que se faz foi em relação a quebra, no dia seguinte, de dois vidros colocados nas janelas. Assim, uma medida entendida pelos participantes do projeto social foi o de aproximar um pouco mais as pessoas do projeto, sensibilizando as pessoas da importância daquele espaço e estimulando livre acesso ao local, mesmo em período de aulas, das pessoas externas ao projeto.

Da esquerda para direita: Guilherme Papini, Cinthia Cenciani,
Marjorie Yuka.









O que é tirado de tudo isso, depois de acompanhar e, inclusive, ajudar nas tarefas de revitalização do espaço é que somente quando as pessoas se unem e se dedicam em torno de uma ideia, um ideal talvez, que dá para sentir o que é o "senso de coletividade", o sentido de pertencer, de se sentir parte de uma mudança e também sentir-se mudado. Pode-se dizer, sem dúvidas, que poucas ações no nosso cotidiano são capazes de contemplar de forma tão rica uma sensação como essa.

Autor: Luiz Rodrigues, com colaboração de Marcelo Stangari
Fotos: Luiz Rodrigues



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário